segunda-feira, 7 de junho de 2010

México - Aspectos Fisicos.

• Relevo: O território mexicano é predominante montanhoso. Entre cadeias montanhosas encontra-se uma região de planaltos. Existe também uma planície costeira e o deserto de Sonora. Ponto culminante do país: pico de Orizaba com 5.452 m. O relevo se caracteriza por ser muito acidentado e acomodar vários vulcões.
• Clima: O México é um país com uma grande diversidade climática. A situação geográfica do país coloca-o em duas áreas bem diferenciadas, separadas pelo Trópico de Câncer. Este paralelo separaria o país em uma zona tropical e uma temperada. No entanto, o relevo e a presença dos oceanos influem muito na configuração do mapa dos climas no país.
O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas.
• Hidrografia: O México não conta com grandes rios navegáveis. O rio mais importante do país é o Grande do Norte. As principais bacias do México são: bacia do Atlântico, a do Pacífico e os bolsões do planalto, que são bacias interiores desprovidas de drenagem organizada.
• Vegetação: Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas como o magno e o cedro vermelho. Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica nas planícies de Sonora, onde ainda há cactos e plantas gramíneas (vegetação chapanal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário